Chuva Eta-Aquarida e o fenômeno do Cometa Halley

A chuva de meteoros que acontece nessa madrugada de domingo 06/05/18 é causada por detritos deixados pelo cometa Halley na sua última passagem em 1986 ou até mesmo detritos de centenas de anos atrás; podemos visualizar esse evento a partir das 02:00 as 05:00 pelo horário de Brasília no Poente do Sol.

A curiosidade é que os meteoritos são pequenos e chegam a ser comparados com grãos de areia e cascalhos. A cada passagem, no período de 76 anos, o Cometa Halley deixa um novo e enorme rastro de detritos no Fluxo Orbital.

Com uma beleza inconfundível a chuva contará, em média, com 50 meteoros por hora no seu pico mais elevado e, mesmo sendo detritos pequenos, quando passam juntos pela atmosfera dão um show de beleza e luz, sendo conhecidos como estrelas cadentes.

A próxima passagem do Cometa Halley será no ano de 2061, no dia 28 de julho.

Fontes: agenciabrasil.ebc.bom.br

Vanessa Rezende Natural de Pernambuco Pesquisas e estudos autônoma sobre Física, Astronomia, Espiritualidade. Apaixonada pelas ações naturais do mundo e universo.

Importante: o conteúdo, os fatos e as opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor(a) e não refletem, necessariamente, a opinião dos administradores do UIB.

Equipe UIB

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *