6 Segredos estranhos que você não sabia sobre a Lua

Nossa companheira Lua é o único corpo celestial que já tivemos a oportunidade de visitar até agora e, apesar de sua relativa proximidade e familiaridade, ainda assim nosso satélite esconde muitos segredos. A Lua é um mistério que definitivamente merece um olhar mais atento.

Tremores lunares

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Apesar de a Lua ser um grande pedaço de pedra, praticamente sem atividade geológica, tende a apresentar alguns tipos de tremores semelhantes a terremotos, chamados de “tremores lunares”. Foram identificados, até o momento, quatro diferentes tipos. Os três primeiros, inócuos, constituem-se em: 1) terremotos profundos; 2) vibrações provocadas por impactos de meteoritos e 3) terremotos térmicos causados pelo calor do Sol. O quarto, no entanto, pode ser bastante interessante, sendo capaz de registrar até 5,5 na escala Richter – o suficiente para movimentar grandes móveis – e de durar impressionantes 10 minutos.

Um planeta gêmeo?

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

A maioria das pessoas acredita que a Lua seja apenas uma simples lua, mas há quem diga que, na realidade, o satélite deveria ser classificado como um planeta. O grande motivo para isso é o tamanho do corpo celeste que, embora tenha cerca de um quarto do diâmetro da Terra é, de longe, o maior satélite natural em comparação ao seu planeta, no nosso Sistema Solar. Por conta de seu grande tamanho, a Lua não orbita a Terra. Na realidade, ambos os corpos giram em torno um do outro, concentrados em um ponto entre os dois (chamado baricentro). A ilusão de que a Lua está realmente orbitando a Terra vem do fato de que o baricentro está atualmente localizado dentro da crosta terrestre. O fato de o baricentro estar dentro do nosso planeta é o único elemento que impede a classificação de ambos como planetas gêmeos.

Lixo Lunar

Com o passar o tempo, os astronautas que chegaram à Lua deixaram uma grande quantidade de lixo para trás. Estima-se que há 181.437 quilos de materiais feitos pelo homem espalhados no solo lunar. A maioria do lixo é detrito resultante de vários experimentos, sondas espaciais e equipamentos lunares que passaram por lá em algum momento, sendo que alguns desses itens continuam funcionais até hoje. Ainda assim, é fato que há um pouco de lixo de verdade, como os contêineres guardando as fezes dos astronautas.

A Lua é um cemitério

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Eugene “Gene” Shoemaker, famoso astrônomo e geólogo, foi o autor de pesquisas científicas sobre impactos cósmicos e desenvolveu os métodos e técnicas que os astronautas da Apollo usaram para pesquisar a Lua.  Desejava ser um viajante espacial, mas foi recusado por um pequeno problema de saúde; após a sua morte, a NASA realizou um de seus maiores desejos e enviou suas cinzas no Lunar Prospector, em 1998.

Poeira Lunar

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Um dos produtos mais perigosos, na Lua, é o pó lunar, fino como farinha, porém extremamente áspero. Graças a essa textura e também à baixa gravidade, o pó se propaga por absolutamente tudo, nas mais minúsculas localizações.

O pó lunar é uma real preocupação da NASA, visto que causa, dentre outros males, buracos nas botas dos astronautas, doenças como a febre lunar naqueles que o inalaram e danos aos isoladores de ar e trajes espaciais. Um fato interessante é que esta substância tem cheiro de pólvora usada.

A origem da Lua

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Embora ninguém possa falar com certeza de onde veio o satélite, existem cinco teorias de peso sobre o assunto. A Teoria da Fissão alega que nossa lua era uma parte da Terra que, em algum momento não identificado do passado, se separou do fundo da região do oceano Pacífico. Já a da Captura diz que a Lua estava simplesmente vagando pelo espaço quando foi presa pelo nosso campo gravitacional.

Outras duas hipóteses falam que o corpo celeste foi condensado a partir de asteroides ou que se formou após a colisão do nosso planeta com outro do tamanho de Marte. A teoria mais aceitável até o momento, no entanto, é a do Impacto Gigante, que diz que um planeta em formação chamado Theia se chocou com a Terra, dando origem a uma nuvem de detritos que eventualmente se transformou na Lua.

Fontes:

www.misteriosdomundo.org/10-segredos-estranhos-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-a-lua/

www.megacurioso.com.br/misterios/40260-os-11-segredos-mais-estranhos-da-lua.htm

ListVerse

Amanda Sales. Publicitária, natural de Manaus – AM. Apaixonada por astronomia e ufologia. Idealizadora do projeto Ufologia integral Brasil.

Importante: o conteúdo, os fatos e as opiniões expressos neste artigo são de responsabilidade do autor(a) e não refletem, necessariamente, a opinião dos administradores do UIB.

Equipe UIB

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *